Redação com informações da Assessoria/Aline Damásio |
A praça do povoado da Platina ganhou na manhã desta quarta-feira, 04, uma placa em homenagem a professora Albertina França de Avelar Silveira, conhecida como “Tininha”. A praça foi nomeada pelo prefeito de Santo Antônio da Platina José da Silva Coelho Neto em uma solenidade marcada pela presença dos familiares e alunos da professora platinense.
Albertina nasceu na cidade em 1928 e trabalhou por muito tempo como professora atuando principalmente na Estação Ferroviária da Platina, onde funcionava a escola do povoado. Era filha de Augusto Avelar, um dos fundadores do município conhecido por liderar o grupo indígena que ocupava as margens do Rio das Cinzas. Faleceu em outubro de 1980 e foi homenageada em um projeto de lei pela Câmara de Vereadores através do vereador Dirceu Alexandre Gomes, que propôs na época que um espaço público fosse nomeado em nome da professora.
“Albertina deixou os três exemplos mais valorosos aos platinenses: educação, família e religião. Viveu com maestria estes três valores e os repassou aos seus alunos, familiares e conhecidos, deixando com certeza uma lembrança marcante”, citou o padre Heliton Ribeiro, em sua benção durante a solenidade.
“Homenagens como esta são muito importantes, pois valorizam os nossos platinenses e suas famílias e tenho muito orgulho em participar, me deixam emocionado. Acho extremamente justo o reconhecimento a uma pessoa que tanto contribuiu ao nosso município”, declarou o prefeito professor Zezão.
Uma missa também foi celebrada em homenagem a Albertina na capela da Paróquia São José, no Jardim Colorado.