Redação com informações da Secom / Divulgação
O Governo do Paraná lançou um edital de R$ 7,9 milhões para fortalecer a produção orgânica no estado. O programa Paraná Mais Orgânico (PMO) oferece orientação gratuita para agricultores familiares interessados em produzir alimentos de forma orgânica.
Os recursos serão distribuídos entre 12 projetos, incluindo núcleos de certificação orgânica em diferentes regiões do estado. O objetivo é promover a formação de profissionais em agroecologia e produção orgânica, desenvolver pesquisas, fornecer assistência técnica e emitir certificados de conformidade orgânica para os produtores.
O Paraná é um dos estados com maior número de propriedades rurais certificadas para a produção orgânica no Brasil. Além disso, o governo estadual pretende introduzir gradualmente alimentos orgânicos na merenda escolar até 2030.
O edital prevê o pagamento de bolsas para profissionais graduados e estudantes, bem como outras despesas para garantir a execução das atividades do programa. A agricultura orgânica busca produzir alimentos de forma sustentável, reduzindo impactos ambientais e promovendo uma agricultura mais saudável.
O programa Paraná Mais Orgânico auxilia os produtores na transição para a produção orgânica, em conformidade com a legislação brasileira. O edital pode ser acessado: AQUI, envio de projetos: até 13 de junho e divulgação do resultado: até 30 de junho.