Redação com informações do G1 / Divulgação
Um apagão nacional na manhã desta terça-feira (15) afetou dezenas de cidade do Paraná, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel). O problema foi registrado por volta das 8h20, e equipes da empresa trabalham para restabelecer o fornecimento de energia.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma “interligação” interrompeu 16 mil megawatts de carga em diversos estados.
Em nota, a Copel disse que o ONS realizou um corte de carga em diversos estados do Brasil, entre eles o Paraná, em função de um problema na interligação do sistema elétrico entre as regiões norte, nordeste e sudeste.
“Esse mecanismo de corte de carga é conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) e atua preventivamente, quando necessário, para evitar impactos maiores no funcionamento do sistema elétrico nacional.”
No Paraná, o tempo de interrupção variou – enquanto em alguns locais há relatos de retorno rápido de energia, alguns bairros ficaram desligados por mais tempo.
Até a última atualização desta reportagem, não havia registro de quantas cidades do Paraná foram afetadas, quantos locais continuavam sem energia e quantos retornaram.
Próximo das 10 horas da manhã, a Copel informou que equipes trabalhavam para concluir a religação de todas as unidades, além de estarem apurando o impacto dos desligamentos no estado.
Os estados do Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão e Paraíba também foram afetados.
Pouco após os primeiros registros de apagões, o Ministério de Minas e Energia (MME) comunicou que criará um grupo para analisar e estudar as causas do incidente.