Vinicius Corsini com informações / Foto: Reprodução |
Todos os anos, com a chegada do outono, enfrentamos oscilações de temperatura e baixa umidade relativa do ar. O ar mais seco aumenta a concentração de poluentes na atmosfera e, as baixas temperaturas e poluição do ar aumentam os riscos de doenças respiratórias. As alterações climáticas desta estação nos predispõem a diversas doenças respiratórias como resfriado, gripe, crise de asma, bronquite, sinusite e pneumonia. Os principais vilões são os vírus respiratórios que causam o resfriado e a gripe, sendo transmissíveis por gotículas respiratórias.
A pandemia do Covid 19 também propicia a este cuidado, mesmo estando em baixa nas estatísticas e com a flexibilização das máscaras corremos risco da proliferação nessa época do ano, portanto infectologistas recomendam o uso das mesmas em locais com proliferação de pessoas, nesse momento toda segurança irá garantir uma grande queda nos números de casos.
“As bactérias causadoras da pneumonia e da sinusite muitas vezes se aproveitam da queda da imunidade e das defesas do organismo ocasionadas pelas infecções virais. Portanto, devemos ficar atentos quando um simples resfriado permanece por muito tempo e se associa a febre mais alta e cansaço”, esclarece o pneumologista do Centro de Medicina do Sono HCor, Dr. Pedro Genta.
Dicas úteis para evitar as doenças respiratórias e cardiovasculares durante o outono:
Mantenha o organismo hidratado
Evite fumar ou se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça
Mantenha o ambiente arejado. As bactérias e vírus se disseminam em ambientes fechados
Lave as mãos com frequência
Mantenha as vacinas em dia
Aqueça o ambiente de trabalho e da casa nos dias mais frios, mantendo a umidade adequada
Utilize roupas adequadas e luvas quando houver necessidade de se expor ao ar livre em dias frios
Mantenha hábitos saudáveis como tempo de sono adequado, alimentação saudável, exercícios físicos.