INCÊNDIO CRIMINOSO NO MORRO DO BIM AFETA SINAL DE TELEFONIA MÓVEL EM SANTO ANTÔNIO DA PLATINA

Redação com informações /Foto: Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Um incêndio de grandes proporções devastou 11,05 hectares no Morro do Bim na tarde desta quarta-feira, dia 26, afetando significativamente a vegetação e interrompendo os serviços de telefonia móvel da operadora Vivo no município platinense.

O incêndio teve início por volta das 16h30, segundo a Secretaria da Agricultura, Pecuária e do Meio Ambiente. As chamas se alastraram rapidamente, atingindo 10,20 hectares de áreas privadas e 0,85 hectare do Parque Ecológico Municipal Platinense. De acordo com as autoridades, o incidente foi provocado de forma criminosa.

Prevenção e Controle

Apesar da gravidade do incêndio, medidas preventivas adotadas em abril ajudaram a minimizar os danos ao parque ecológico. “Criamos aceiros no entorno do parque, o que foi fundamental para controlar a propagação do fogo”, afirmou Luiz, secretário municipal. Essas barreiras naturais funcionaram como uma linha de defesa, impedindo que as chamas se espalhassem mais rapidamente pela área protegida.

Impacto na Comunidade

Além dos danos ambientais, o incêndio causou transtornos significativos para os moradores de Santo Antônio da Platina. As chamas danificaram a antena e os equipamentos da Vivo, resultando na interrupção do sinal de telefonia móvel em toda a cidade. Clientes da operadora relataram dificuldades para realizar chamadas e acessar a internet desde o ocorrido.

Até o momento, a Vivo não forneceu uma previsão oficial para o restabelecimento completo do serviço.

O incêndio gerou indignação entre os moradores locais. “É lamentável que um ato criminoso tenha causado tanto prejuízo, fora os problemas respiratórios que passamos com este tempo seco e com queimadas constantes provocadas por pessoas irresponsáveis”. Conclui uma moradora do bairro próximo.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e do Meio Ambiente reforçou a importância da colaboração da comunidade na prevenção de incêndios. “Pedimos à população que denuncie qualquer atividade suspeita e ajude a preservar nosso meio ambiente”, destacou o secretário. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas pelas autoridades.

Compartilhe
plugins premium WordPress