Redação com informações do Clima Tempo/Divulgação
Vigência do Alerta
23/10/2024 (12h:00) até 25/10/2024 (06h:00)
Nesta quinta-feira (24), a área de baixa pressão se aprofunda ainda mais, se desloca sobre o Rio Grande do Sul ao longo do dia e vai para o mar como um FORTE CICLONE EXTRATROPICAL que dará origem também a uma nova frente fria.
Este sistema terá grande impacto no estado gaúcho. A situação é de ALERTA/PERIGO. Há alto potencial de TEMPORAIS em todas as áreas. A chuva mais intensa começa cedo na Fronteira Oeste do estado e vai se espalhando pelas demais áreas ao longo do dia e da noite.
Na Região Metropolitana de Porto Alegre, nos Vales e na Serra, os temporais ocorrem entre a tarde e a noite. A chuva intensa pode acumular altos volumes em curto período de tempo e vir acompanhada de muitos raios e granizo.
Além disso, vai ventar muito no estado, mesmo nos períodos sem chuva. Em média, as rajadas podem variar de 60 a 80 km/h em algumas áreas e há risco para chegar a valores em torno e/ou acima de 100 km/h em áreas isoladas durante os temporais.
A Climatempo adverte que há risco para a ocorrência de fenômenos como tornado e microexplosão em áreas isoladas. Muitas localidades podem enfrentar problemas com ALAGAMENTOS, ENXURRADAS, ENCHENTES e também QUEDA DE ÁRVORES E DESTELHAMENTOS, que podem impactar fortemente o fornecimento de energia.
Santa Catarina e o Paraná, também ficam no alerta. As áreas com maior potencial de PERIGO para chuva mais volumosa e persistente são as cidades do extremo sudoeste paranaense, meio-oeste e sul de Santa Catarina; risco alto para chuva forte e intensa e ventos em torno de 71 a 90 km/h. Risco para granizo localizado.