Siqueira Campos tem 68 casos suspeitos de dengue

Divulgação / Isaele Machado – JCN



      A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) emitiu o boletim da dengue na última terça-feira (03) que confirma que o Paraná passa agora para o patamar de epidemia, com 44.441 casos confirmados da doença e 113.488 casos notificados. O aumento semanal nos dois indicadores é de 27,32% e de 18,3%, respectivamente.
      O município de Siqueira Campos no Norte Pioneiro do Paraná está em estado de alerta, vários setores da prefeitura estão empenhados contra dengue. Recentemente a Vigilância Sanitária, Epidemiologia, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Obras e outras raízes da administração municipal realizaram arrastão contra dengue.
      Durante o arrastão os moradores foram orientados sobre a atual situação do município e sobre os cuidados que devem ser adotados, os colaboradores que trabalharam no arrastão além de darem as orientações acabaram catando lixo de terrenos baldios, sendo a maioria terrenos privados.
      O trabalhado de limpeza (obviamente) é de competência dos proprietários, porém mesmo cientes de todos os danos causados pelo mosquito Aedes Aegypti raramente limpam seus lotes.
      Em entrevista, a Chefe do Departamento de Epidemiologia de Siqueira Campos – Simone Carneiro Carvalho, informou os últimos dados sobre a situação no município. De acordo com ela há dois casos confirmados e 68 suspeitos, porém só são aceitos pelo Ministério da Saúde resultados do Lacen, que é um laboratório do Estado.

PUBLICIDADE


      “Todas as unidades de saúde enviam diariamente as notificações de casos suspeitos que são encaminhados para coleta de exame e posteriormente castrados no programa nacional. Esses exames são enviados para o pessoal de endemias, para ser feito o bloqueio em campo e para que a equipe do Posto Saúde da Família (PSF) analise do paciente. Todas as unidades de saúde do município estão com os protocolos”, destacou Simone.
      Há 47 denúncias de terrenos sujos e com focos, constantemente são realizadas visitas e orientação, pois até o momento não estão sendo aplicadas multas, o jurídico da prefeitura está analisando a lei já que precisa de uma complementação.

Compartilhe
plugins premium WordPress