“AINDA ESTOU AQUI” DE WALTER SALLES RECEBE A ESTATUETA DE MELHOR FILME INTERNACIONAL

Redação com informações da BBC/Foto: Getty Images

A conquista do primeiro Oscar brasileiro foi destaque na imprensa internacional.

Na noite de domingoAinda Estou Aqui, de Walter Salles, ganhou a estatueta de melhor filme internacional — um feito inédito para o cinema internacional.

Uma reportagem do site da revista Variety destacou em sua manchete: “Oscars ignorados e surpresas: [a atriz] Mikey Madison ganha, Ainda Estou Aqui choca e [a compositora] Diane Warren tem 16ª derrota consecutiva”.

Sobre o filme brasileiro, a revista escreveu: “Dadas as 13 indicações que Emilia Pérez teve contra as três indicações para Ainda Estou Aqui, parecia estatisticamente provável que o primeiro levaria a estatueta de longa-metragem internacional. Mas para a alegria do Brasil, Ainda Estou Aqui prevaleceu.”

A revista americana People também destacou em manchete de uma reportagem a vitória do filme brasileiro como surpresa: “O brasileiro Ainda Estou Aqui supera o francês Emilia Pérez e ganha o prêmio de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025″.

Ainda Estou Aqui recebeu três indicações ao Oscar; além de Melhor Filme Internacional, o filme também foi indicado na categoria Melhor Filme e a atriz principal Fernanda Torres foi indicada para Melhor Atriz. A campanha de premiação de Torres ganhou força depois que ela ganhou um Globo de Ouro de melhor desempenho de atriz principal em um drama naquela cerimônia em 5 de janeiro.”

Os jornais Guardian e New York Times também destacaram a homenagem de Walter Salles a Eunice Paiva, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.

“Dirigido por Walter Salles, o filme foi um sucesso de bilheteria no Brasil, onde muitos lembram do legado da ditadura militar, que durou de 1964 a 1985”, escreveu o New York Times.

A AP destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou que esse era um momento para se ter ainda mais orgulho de ser brasileiro, e que no Sambódromo do Rio de Janeiro, onde acontecem os desfiles de Carnaval, “o locutor compartilhou os resultados com dezenas de milhares de espectadores na multidão, arrancando gritos de alegria”.

“Após cinco indicações anteriores, o Brasil finalmente conquistou o Oscar de melhor longa-metragem internacional com Ainda Estou Aqui“, escreve a Time. “Os fãs brasileiros se uniram em torno do filme e de sua representação de resiliência diante da opressão. A estrela Fernanda Torres também concorreu ao prêmio de Melhor Atriz esta noite, embora Mikey Madison tenha vencido nessa categoria.”

Antes da premiação, alguns sites haviam elogiado o filme e defendido que ele fosse premiado não só como melhor filme internacional, mas também na categoria principal do Oscar, na qual era um dos dez candidatos.

Compartilhe
plugins premium WordPress