
Redação com informações da Assessoria
Grupo está trabalhando na criação e identidade da nova associação
Na tarde da segunda-feira, 31 de março, o Prefeito Gil Martins recebeu no gabinete da Prefeitura, oito artesãos, de um grupo de 12, que foram detalhar a realidade de suas ações e as iniciativas para constituir oficialmente a associação, para terem direito num futuro próximo à subvenção social para custear despesas do dia a dia de seus trabalhos.
O grupo estava acompanhado do Vereador Professor Diego Henrique Vieira (Republicanos) que garantiu em breve repassar emenda impositiva à Associação, assim que ela estiver legalizada. “É um compromisso que assumo diante de todos e do prefeito Gil, que abre as portas da Prefeitura para acolher estes profissionais que com muita dignidade estão dia após dia consolidando uma identidade”. O locutor Jhonny também acompanhou a reunião.
O prefeito na ocasião disse que há na prefeitura os advogados da gestão que podem dar orientação para que o grupo legalize a identidade da futura associação.
Márcia, esposa do músico Daniel que também se fazia presente, disse da importância do Departamento de Cultura ter um calendário municipal de eventos e, com a possibilidade do grupo participar com a exposição e comercialização de seus produtos artesanais. Foi quando o prefeito informou que já está em conversação com a Diretora do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, Francielle de Moraes Macedo Souza, a Fran, sobre o calendário anual e que há em vista a iniciativa de promover a Festa Junina Municipal, com quadrilhas e festival. E, nesta agenda, procurar abrir sim espaço para que os artesãos possam participar.
A artesã Márcia disse que em 7 de junho acontecerá na Casa da Cultura um projeto de música sertaneja raiz, com decoração especial no hall de entrada com os artesãos fazendo as decorações e poderem também vender seus produtos.
Estavam na ocasião da visita ao Prefeito, os artesãos Andreia, Adriano, Luzia, Daniel, Márcia, José Mário, Ednei e Inah. Mencionaram que participam de eventos festivos com a exposição artesanal em Jacarezinho, Joaquim Távora e Ourinhos (SP) e entendem que o município deve facilitar a vinda de artesãos de outros municípios nas festividades local, fortalecendo e valorizando ainda mais o segmento, porque eles fazem isso com os artesãos platinenses.
Em um sábado por mês, este grupo de 12 artesãos expõem seus produtos no interior da Praça Frei Cristóvão do Capinzal, a Praça da Matriz central, porém, solicitaram a autorização para que as barracas possam ser montadas a partir do dia 12 de abril, no contorno do chafariz para dar mais visibilidade a quem desce a Rua Marechal Deodoro.
Prefeitura nos bairros
O prefeito Gil adiantou que a partir de julho a gestão estará realizando a iniciativa “Prefeitura nos Bairros” e, a primeira localidade beneficiada, será o Distrito do Monte Real. Ali, o gabinete e secretarias estarão dando expediente o dia todo e, há a possibilidade de ações paralelas como esporte, saúde, cultura e, os artesãos teriam esta oportunidade de participar.
Outros assuntos entraram em breve pauta como a Casa do Autista; a intenção da Prefeitura de arborizar a cidade, para que ela seja mais florida; a revitalização da Praça da Matriz; falou-se sobre a Casa da Mulher Platinense, voltada para orientação quanto ao desenvolvimento econômico e foco no empreendedorismo, com recursos do Estado. O prefeito Gil disse ainda que “Santo Antônio da Platina precisa resgatar o protagonismo regional em vários setores” e que o artesanato é um dos segmentos que deve ser olhado com carinho.
A princípio, os próximos sábados de exposição de artesanato na Praça Frei Cristóvão, serão 12 de abril, 10/05, 14/06 e 7 de julho.
Os artesãos presentearam o prefeito, cada um com uma peça de sua produção, prevalecendo o bom gosto, a qualidade do serviço executado e o profissionalismo evidente nos itens.




