Aline Dias com informações da Assessoria / Foto: Divulgação |
A Polícia Federal, a Receita Federal e o Ministério Público Federal realizam, em conjunto, na manhã desta quinta-feira (30), uma operação de busca e apreensão na empresa Global Gestão em Saúde, que é investigada na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia.
Segundo a PF, o objetivo da ação é apurar um esquema de lavagem de dinheiro e corrupção de agentes políticos em troca de apoio na contratação de empresas pertencentes aos investigados por empresas públicas do governo federal.
A operação, chamada Acurácia, faz parte da 14ª fase da Operação Descarte. O nome da operação é uma referência ao nome de uma das empresas envolvidas.
Ao todo, cerca de 50 policiais federais e servidores da Receita Federal cumprem oito mandados de busca e apreensão na Grande São Paulo e na cidade de Passos, no interior de Minas Gerais. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo. Segundo a PF, os investigados simularam várias operações comerciais e financeiras inexistentes para desviar dinheiro de empresas que atuam na área de medicamentos para empresas de fachada.
Ainda de acordo com as investigações, as operações fictícias serviam para gerar dinheiro em espécie. Esses valores, então, eram usados no pagamento de propina a agentes políticos em troca de favorecimento na contratação das empresas por estatais.