Redação com informações do 2º Batalhão de Polícia Militar/Divulgação
No final da manhã desta segunda feira (29/04/24), o 2° BPM recebeu uma denúncia relatando que uma quadrilha fortemente armada realizaria um assalto numa agência bancária de Ribeirão Claro/PR.
A denúncia dava conta de que um determinado indivíduo, morador de Ribeirão Claro, era integrante do bando. Dizia, ainda, que usariam 03 veículos e explosivos para efetuar o roubo – crime este conhecido como “Novo Cangaço”.
Diante disso, o Comandante do 2°BPM, deflagrou o Plano de Defesa Territorial da Unidade para conter este tipo de ameaça.
Equipes montaram pontos de vigilância e bloqueios nos trevos da cidade, estradas rurais, rodovias e em pontos estratégicos de acesso às cidades vizinhas e divisa com Estado de SP.
Concomitante a estas ações, equipes da ROTAM, ROCAM iniciaram os incursões para localizar suspeitos e Policiais Militares da Agência de Inteligência circularam pela área comercial da cidade em busca de evidências e informações.
O 2° BPM recebeu o apoio de moradores e comerciantes, que contribuíram com muitas informações, que levou a identificação de uma pessoa suspeita.
Em diligências, por volta das 16h00, em patrulhamento pela Rodovia José Alves Pereira (saída para Carlópolis), a equipe ROTAM abordou um veículo Jeep Renegade, no qual havia 04 homens (adultos).
Em revista, os policias encontraram, dentro do porta luvas: uma arma de fogo (pistola), marca Taurus, modelo G2C, 9mm. O condutor não possuía documentação da arma, sendo preso e encaminhado também para Delegacia.
Por volta das 17h30, de posse de um mandado judicial de busca e apreensão, em desfavor da pessoa suspeita citada anteriormente, que é moradora de Ribeirão Claro, os Policiais foram à casa dele, localizada em um sítio, onde ele foi abordado no quintal.
Em buscas pela residência, foi encontrada uma espingarda calibre 22 e munições, escondidas atrás do sofá da sala. O indivíduo foi preso e encaminhado para Delegacia de Polícia.
O Plano de Defesa Territorial foi executado com sucesso, alcançando a proteção da cidade e seus moradores de maneira satisfatória, se estendendo na sequência para as próximas etapas de reforço no policiamento e aplicação do Serviço de Inteligência para levantamento de mais dados e identificação de suspeitos.
O Major Jaquetti agradeceu o empenho de todos “Hoje enfrentamos uma situação real de acionamento de nosso Plano de Defesa e tudo funcionou dentro da técnica, conforme nossos treinamentos e simulados. Este tipo de crime não somente lesa o patrimônio, mas também coloca em alto risco a vida dos cidadãos e policias, por isso ação tem que ser rápida, técnica e estratégica. Estamos preparados! Agradeço o empenho dos Policiais e, de maneira muito especial, os cidadãos e comerciantes que não mediram esforços para nos auxiliar nesta ação policial”