
Redação com informações da 38ª Delegacia Regional de Polícia de Santo Antônio da Platina
No início de 2024 os delegados da Delegacia de Santo Antônio da Platina, com supervisão do delegado chefe da Subdivisão de Jacarezinho, foram informados da possibilidade de construção de uma Delegacia Cidadã em Santo Antônio da Platina, sendo necessária a localização de um terreno adequado para este fim.
Foram então iniciadas tratativas da Polícia Civil com o Poder Público local, sendo então deflagrado pelo atual prefeito projeto de lei para doação de imóvel, o qual teve aprovação unânime pelos vereadores da Câmara do Vereadores, resultando na publicação da Lei nº 2.207/2024 em 03 de setembro de 2024, com a doação de área de 2.565 m², nas proximidades do Hospital Regional.
O terreno doado também fica próximo ao local onde também é aguardada a construção do novo Fórum de Santo Antônio da Platina, área onde é esperada que se torne o novo centro cívico da cidade.
Os recursos para construção da nova Delegacia Cidadã são oriundos da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná.
A Delegacia Cidadã é projetada para ter infraestrutura de atendimento com espaços mais humanizados para o público em geral e para as vítimas de crimes. Entre as diferenças para as estruturas comuns estão acessibilidade para pessoas com dificuldades motoras e banheiros adaptados, além de salas para atendimentos seletivos, com espaços separados para o recebimento de vítimas e de agressores ou suspeitos, e ambientes isolados para crianças, adolescentes, mulheres e idosos.
