MENOS VENENO NA MESA; PARANÁ SE CONSOLIDA COMO MAIOR PRODUTOR DE ORGÂNICOS DO PAÍS

Redação com informações/Foto: Geraldo Bubniak/AEN 

Com mais de 3.805 produtores certificados, o Paraná é o maior produtor de orgânicos do Brasil, segundo dados do início de março do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Conforme o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos da pasta, que passa por atualização constante, o país tem mais 24 mil produtores certificados. Para o consumidor final, estes trabalhadores garantem alimentos com mais sabor, aroma e consistência.

Sem estímulos químicos de crescimento, o alimento orgânico passa mais tempo no campo e retém mais valores nutricionais, afirma o produtor rural Cristiano da Silva, de Castro, nos Campos Gerais.

Diferentemente da produção agrícola convencional, que costuma focar na alta produtividade e em proporcionar alimentos mais acessíveis ao consumidor final, a agricultura orgânica visa uma produção mais sustentável.

O modelo de produção orgânica não utiliza fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, sementes modificadas ou reguladores de crescimento animal.

Para produzir de forma natural, a agricultura orgânica faz uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde e controle biológico de pragas e doenças, ou seja, utiliza inimigos naturais dos insetos transmissores de doenças –tudo para manter o ciclo natural no campo e no desenvolvimento dos alimentos.

Incentivo ao produtor de orgânicos no Paraná

No estado, o produtor rural pode receber apoio pode do Paraná Mais Orgânico, programa de orientação a agricultores familiares interessados em produzir alimentos dessa modalidade.

A iniciativa é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e as instituições estaduais de ensino superior.

O programa visa também a certificação do produtor de alimento orgânico no estado.

Todos os agricultores familiares do Paraná podem participar e receber serviços de assistência técnica e extensão rural para conhecimento e adoção de inovações tecnológicas baseadas na agricultura orgânica, ter apoio nos processos de comercialização.

Compartilhe
plugins premium WordPress