Redação com informações da TEM Londrina/Foto: Emerson Dias
O Departamento do Espaço Aéreo (Decea), órgão ligado à Força Aérea Brasileira (FAB), confirmou a instalação do (ILS), do inglês Instrument Landing System, no Aeroporto de Londrina Governador José Richa. A aquisição ocorrerá por processo licitatório e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (Ciscea), será responsável pela aquisição e instalação do sistema.
A instalação do ILS em Londrina foi confirmada no início da semana, em reunião realizada no Rio de Janeiro, com a presença do prefeito Marcelo Belinati (PP), do secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, de oficiais da Força Aérea, como o Tenente-Brigadeiro do Ar, Alcides Teixeira Barbacovi, o Major-brigadeiro, Alexandre Arthur Massena Javoski, e o Major-Brigadeiro do Ar, Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, além do coordenador do Grupo de Trabalho (GT) do Aeroporto, Nicolás Mejia.
O início do processo licitatório, para a aquisição do equipamento, foi lançado oficialmente na segunda-feira (1) e deve durar até 12 meses, pois envolve, primeiramente, o estudo que vai definir qual o ILS se enquadra no Aeroporto de Londrina, o qual será desenvolvido especificamente para este aeroporto. Na sequência, será lançado o edital para compra, que será uma licitação internacional. Depois, a empresa que ganhar a licitação vai fabricar o ILS em um prazo aproximado de seis meses. A previsão é que o aparelho seja instalado em Londrina em 2025.
O ILS é um sistema de navegação que fornece orientação precisa para a aproximação e pouso de aeronaves. Ele utiliza sinais de rádio transmitidos de terra para indicar a localização exata da pista, auxiliando os pilotos a alinhar e descer com precisão, mesmo em condições de baixa visibilidade.