
Redação com informações da Assessoria
“Nense, Nense, Nense” este foi um dos gritos de guerra que ecoou por todo o Ginásio de Esportes Henrique Schmidt, o “Schmitão” ditando o ritmo de alegria e entusiasmo das centenas de pessoas de idades diferentes que expressavam o orgulho de estar naquela praça esportiva na noite de sábado (29), presenciando e incentivando a equipe da Platinense Futsal que estreou na competição estadual, com vitória por 4 a 2 diante do Ibiporã.
O jogo fez parte da 1ª rodada da 1ª fase do Campeonato PARANAENSE de Futsal. Quem chegava à área ao redor do Ginásio, se impressionava pela quantidade de veículos que preencheu todo o espaço do estacionamento da Efapi.
Na parte externa, longas filas se formaram para a compra de guloseimas nas barracas, por todo lado se via crianças acompanhadas de seus pais, famílias interagindo. Muitos já com as camisetas oficiais do time platinense.
Nas quatro linhas, o que se viu foi muita disposição, habilidade, entrosamento até certo ponto equilibrado e a vontade de vencer estampada no rosto dos atletas, tanto da Platinense como do Ibiporã, aliás.
Alguns personagens foram destaque nesta volta da Platinense ao cenário esportivo estadual, como é o caso do Secretário Municipal de Gestão, Tobias de Almeida, o Professor de Educação Física Renan Camargo, atual Diretor Municipal de Esportes e o Prefeito Gil Martins que, em sua fala, fez questão de destacar que tudo isso foi possível pelo envolvimento e apoio da Câmara de Vereadores e do poder privado, com empresas parceiras que acreditaram na iniciativa da gestão.
E não se trata apenas de futebol, o vôlei, a corrida de rua, o basquete, entre outras, são atividades esportivas que estarão ganhando mais visibilidade na gestão do prefeito Gil Martins, que ao final da noite de sábado, já estava com a voz toda comprometida tamanha a euforia que se envolveu com os gritos de guerra da torcida.
Muitos secretários, diretores e servidores se fizeram presentes incentivando a estreia da Platinense.
Emoção
A organização informou que a lotação total do Ginásio foi ocupada, não preferindo citar números e que pequenos ajustes precisarão ser feitos na parte interna para melhor adequação e segurança para o público. A Polícia Militar e seguranças particulares proporcionaram um ambiente sem incidentes, dando espaço apenas para o lazer esportivo.
O diretor Renan disse que ele e a Comissão Técnica: Bocão, Cadinho e Gabriel se encheram de emoção. “Quando olhávamos para a arquibancada à nossa frente já estava emocionante e, quando olhamos para trás e tudo estava ocupado, daí caiu a ficha e entendemos a proporção do jogo. O que poderia dar errado, aconteceu antes e conseguimos resolver, como placar eletrônico, internet, e a Federação atenta. Foi uma correria e a união de todos envolvidos deu resultado. E, ao começar o jogo com o primeiro gol, foi uma sensação de dever cumprido, prevaleceu o respeito, compromisso, dedicação”. E conclui Renan: “Desde ir ao Arbitral, 45 dias, inscrever a equipe, documentação, acertar o elenco, a estreia, foi uma ousadia grande e o resultado veio. Parabéns ao prefeito Gil por acreditar neste projeto, ao Tobias, enfim a todos os envolvidos dos diversos departamentos da Prefeitura, como diretores, secretários, servidores, cada um que se dedicou, com sua energia para que tudo ocorresse bem e também às empresas do Município”.
Gols
O primeiro gol aconteceu faltando 18min40s através do atleta Adriano da Platinense. O segundo gol aconteceu faltando 12min21 pelo jogador Danilo e, o terceiro gol pelo Gui, faltando 27s80m, tudo isso na primeira etapa. Na etapa complementar marcaram para o Ibiporã Pedrinho faltando 8min36s e Brendo faltando 7min45s; e o quarto gol da Platinense Futsal se deu faltando apenas 10s3m com o jogador Rafa. “Nem em nossos melhores sonhos imaginávamos o que aconteceu. Foi absurdamente estrondoso. Muito entusiasmo e responsabilidade”, disse Renan, Diretor de Esportes da Gestão do prefeito Gil.
Depoimentos
O “Schmitão” como tem sido carinhosamente chamado o Ginásio, viveu uma noite especial no sábado, reunindo os platinenses que gostam de esporte. Muitas crianças se envolvendo, impulsionadas pelos pais a torcerem pelas cores preta e vermelha das gloriosas e saudosas Agroceres e Platinense de futebol de campo.
Em meio a tanta gente, algumas abordadas não hesitaram em expor suas opiniões, euforia e animação. Vejamos o que disseram:
Sandro da auto elétrica: “Coisa linda o futsal, fazia tempo que não tinha isso em Santo Antônio, que continue assim e que venha também o futebol de campo”.
“Estou adorando, está muito lindo. O jogo está intenso e é só trabalhar mais um pouquinho que a gente ganha. É a primeira vez que assisto um jogo, está muito legal”, frase do garoto de 8 anos, Mateus Fernandes que estava acompanhado dos pais Bruno e Ana Cláudia.
Bruno Françolle de Almeida (funcionário da Copel): “É uma satisfação, alegria, muito grande ter de volta o nosso futebol, é a tradição do Município. É a reunião da população nestes grandes eventos, no esporte”.
Osmar Santiago Filho (o Papagaio): “Está de parabéns o nosso Prefeito e todos os que apoiam esta iniciativa. Isso é histórico para nosso Município; eu que sei bem o que é o futebol, pratico há muitos anos, é um prazer, e já fiz muitos gols onde já joguei”.
Suzana Aparecida de Souza Nazário: “Isso aqui para Santo Antônio da Platina é muito importante, olha o tanto de pessoas que vieram; olha como está a interação, como está fazendo bem para nossa cidade e a sociedade, obrigado ao Prefeito por esta interação, por tudo isso que nossa Cidade voltou a viver”.
José Augusto da Silva (da Rádio): “Isso hoje valoriza Santo Antônio da Platina no cenário esportivo estadual. Vejo que foi a melhor sacada até agora em torno do esporte e sei que mais novidades virão. Parabéns, excelente esta competição Bronze em nossa Cidade. Excepcional, que espetáculo você ver o Ginásio desse jeito, é como se fosse a Platinense também no Estádio José Eleutério, coisa linda, muito boa”.
Daniel Alves Pinto: “Show de bola, era o que estava precisando também na cidade. Isso incentiva os meninos que estão começando a jogar, só anima, parabéns pela ideia”.
Paulo Francisco Veiga de Freitas (advogado): “Eu que participei bastante do esporte em Santo Antônio da Platina, me emocionei quando cheguei aqui no Ginásio de Esporte hoje. Fazia uns 20 anos ou pouco mais que eu não entrava neste ginásio. E ver esta multidão que está aqui vibrando é legal, e a maioria com a camiseta oficial da Platinense. O povo está gostando e mostra que Santo Antônio da Platina estava realmente precisando de um incentivo ao esporte”.
Numa padaria na manhã de domingo, uma moça trabalhando no caixa, disse “eu estive com a família no Ginásio ontem e amei. Quero comprar uma camiseta”
Próximos jogos
A 2ª rodada está marcada para 5 de abril, um sábado, quando a equipe da Platinense Futsal joga em Cornélio Procópio, contra o time da casa. E, na terceira rodada, enfrenta a equipe de Andirá, dia 12 de abril, 20h30, no “Schmitão”.



