A partir desta quarta-feira (13) a Prefeitura de Ibaiti dará início à aplicação do inseticida contra a dengue com a ajuda dos equipamentos de UBV (ultrabaixo volume), conhecido popularmente como fumacê. Com a ajuda da “nuvem” de fumaça com baixas doses do inseticida, a Secretaria Municipal de Saúde espera eliminar o mosquito Aedes aegypti e evitar a transmissão da Dengue, Zika e da Chikungunya na cidade. A ação é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) com a Secretaria Municipal de Saúde de Ibaiti.
Para isso, os agentes municipais de endemias vão utilizar um veículo da SESA, que vai borrifar o inseticida pelas ruas dos bairros mais afetados de Ibaiti e com os maiores riscos epidemiológicos registrados até o momento conforme a orientação e determinação da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná baseado nas “ovitampas” – espécie de armadilha para capturar os ovos do mosquito Aedes aegypti.
A ação começará a partir das 16h (horário preconizado pelo Ministério da Saúde). Além disso, esse horário é importante, porque com a chuva ou ventos fortes, o inseticida se degrada mais rápido.
A Secretaria Municipal de Saúde de Ibaiti pede que durante a aplicação as pessoas deixem as janelas e portas das casas abertas; proteja animais domésticos e colmeias; cubram aquários, gaiolas, bebedouros e recipientes com alimentos dos animais de estimação; recolham roupas do varal; não deixe alimentos ou bebidas expostos durante a aplicação; levante colchas das camas, cortinas, locais da casa que servem de abrigo para o mosquito, além de arredar armários e sofás; não fique em cômodos fechados, procure um local arejado durante a aplicação do inseticida; evite ficar próximo do veículo de UBV para não ter contato com o produto.
Após a aplicação os moradores devem lavar frutas e verduras antes de consumi-las;
É importante que cada um faça a sua parte