Professores de Artes protestam contra fim da disciplina no Paraná

Redação com informações do TEM Londrina / Foto: Divulgação/FicaArte

 

Educadores da disciplina de Artes se realizaram uma manifestação, na manhã desta terça-feira (10), em frente ao Núcleo Regional de Ensino (NRE) de Londrina, para protestar contra a retirada do ensino da disciplina nas aulas no oitavo e nono ano do Ensino Fundamental nas escolas públicas do Paraná, além de tornar a matéria opcional no Ensino Médio. A decisão foi tomada de forma unilateral pelo governo Ratinho Júnior (PSD) no fim de 2022 sem qualquer discussão. Os profissionais, pedagogos e alunos foram pegos de surpresa.

O protesto pacífico reuniu profissionais do ensino, alunos, familiares de professores e entidades docentes de Londrina e região. Com a hashtag #FicaArte, os professores iniciaram uma mobilização em todo o estado contra a medida.

A retirada do ensino de Artes nas escolas estaduais prejudicarão os alunos do estado, que vão ficar dois anos sem a matéria ou até mesmo sem qualquer continuidade, já as aulas ficariam optativas no início do Ensino Médio.

De acordo com Associação dos Professores de Artes do Paraná (Aproaf), a formação humana e social dos alunos será afetada diretamente. ” A arte permite o autoconhecimento, o pensamento criativo e crítico das crianças e jovens. Sem isso vão torná-los robôs”, disse um dos professores.

Uma carta contrária ao fim do ensino de artes nos últimos anos do Ensino Fundamental foi protocolada por representantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL) na sede do NRE de Londrina.

O Núcleo de Educação e a Secretaria de Educação ainda não se manifestaram.

Os manifestantes prometem realizar novos protestos até que a medida seja revogada.

Compartilhe
plugins premium WordPress