Projeto RespirAR realiza arrecadação de doações em Santo Antônio da Platina

 

Vinicius Corsini Especial para o Portal NPOnline / Foto: Divulgação

A Organização AFAD (Amigos Fazendo a Diferença) de Santo Antônio da Platina está realizando uma ação com o nome RespirAR, o intuito deste projeto é arrecadar doações para a compra de Capacetes Elmo, um equipamento que reduz a necessidade de internação em UTI devido ao COVID, além de outros itens importantes como os monitores multiparametricos, mascaras fullface, oximetros de pulso, entre outros. Uma ampla campanha que visa melhorar as possibilidades para o tratamento dos pacientes, que variam de acordo com a situação em que ele chega da avaliação médica e do fisioterapeuta. 

A idéia surgiu após os aumentos de ocupação na UTI do município. A Associação Comercial de Santo Antônio da Platina abriu uma conta para receber as doações para a campanha (foto de capa).


O capacete ELMO é um dispositivo de suporte ventilatório não invasivo capaz de manter uma pressão positiva contínua nas vias aéreas através da oferta de alto fluxo de oxigênio e ar medicinal, reduzindo consideravelmente o esforço respiratório do paciente.


Foto: Divulgação


O Que Significa?

Por ser capaz de manter um percentual de oxigênio nas vias aéreas (21% – 100%), associada à pressão positiva contínua, o ELMO proporciona aos pacientes com insuficiência respiratória, a exemplo do quadro gerado pela COVID-19, a recuperação da função pulmonar.

Como Funciona?

O ELMO é posicionado na cabeça, em atmosfera de alto fluxo de ar medicinal e oxigênio e com pressão positiva. O capacete possui um acesso para entrada de ar tratado, mistura de oxigênio e ar medicinal, que permite ao paciente respirar com conforto, segurança e sem esforço, em virtude de seu projeto, design e leveza dos materiais utilizados.

Quais são os benefícios ao paciente?

Os resultados dos ensaios clínicos realizados em voluntários, evidenciaram que o ELMO apresentou baixo índice de reinalação (entre 0 e 1 mmHg). Em pacientes acometidos pela COVID-19 em risco de evolução para ventilação invasiva, o uso do ELMO foi capaz de evitar em até 60% a intubação traqueal, apresentando rápida recuperação da função pulmonar e aumento, na primeira hora de uso contínuo, do percentual de oxigênio de sangue dissolvido. Outro fator importante é que por usar um filtro HEPA, no ramo expiratório, os profissionais de saúde podem realizar, com mais segurança, atividades de fisioterapia motora, sem exposição a aerossóis que podem carregar micro-organismos como vírus e bactérias. Assista ao Vídeo:



Compartilhe
plugins premium WordPress