Vinicius Corsini com informações da Assessoria / Fotos: Divulgação |
Em comemoração ao Dia do Índio, os CMEIs Profº Herivelto de Souza Prado e CMEI Hermínia Patrial de Oliveira promoveram a I Mostra de Cultura Indígena.
As professoras promoveram ações pedagógicas que integraram o tema da cultura indígena com os demais componentes curriculares nas modalidades de Educação Infantil.
As crianças aprenderam e elaboraram diferentes atividades indígenas como: oficina de grafismo indígena; Aprenderam sobre o pãri (pesca Kaingang); Maquete com a diferença das casas indígenas no passado e no presente; Cartazes com imagens dos indígenas das etnias Kaingang, Guarani e Xetá (etnias presentes no Paraná); confecção de artesanatos; conheceram e plantaram alguns chás medicinais que fazem parte da religião e cultura indígena; realizaram pinturas com pincéis feitos com gravetos e tintas naturais; desenharam elementos encontrados na natureza, como a argila; brincaram e criaram figuras com folhas e gravetos secos; confeccionaram quadro sensorial feito de objetos da natureza e saquinhos com temperos e aromas naturais.
A literatura indígena também foi abordada de forma significativa com os pequenos, já que a literatura indígena é uma forma de traduzir para a escrita as experiências, histórias e mitos indígenas.
Assim, as crianças conheceram e fizeram diferentes atividades referente ao livro Paiquerê o paraíso dos Kaingang, o MITO DO MILHO (MITO KAINGANG), Mito da Mandioca (Mito Guarani).
Além das atividades apresentadas, os indígenas Tainakã Diego, Ruan Alves , Rafael Alves e o Professor Ronaldo Alves da Silva, da etnia Guarani, da Terra Indígena Pinhalzinho visitaram a Mostra Cultural, onde os mesmos compartilharam mais conhecimentos da cultura indígena e nos presentearam com alguns cantos indígenas.
Estiveram presentes também o Prefeito Municipal José da Silva Coelho Neto e membros da Secretaria de Educação de Santo Antônio da Platina.
A I Mostra Cultural dos Povos Indígenas mostrou-se de grande relevância uma vez que quando se pensa na história e cultura indígena, o que nos vem à memória são os conhecimentos adquiridos na infância, geralmente vinculados à comemoração do Dia do Índio, em 19 de abril.
A partir desse entendimento torna-se importante a abordagem desse tema no processo de ensino e aprendizagem dos pequenos.