Redação com informações do Candidato Gil Martins/Foto: Divulgação
1- PRINCIPAL PROPOSTA DE CAMPANHA
Tudo é importante, porque envolve setores de ação. Mas, não podemos negar que o grande desafio é a Saúde Pública. A cada 10 contatos nas visitas em Campanha do 10, pelo menos 8 pedem serviços de saúde pública melhor. O Pronto Socorro precisa de uma reorganização funcional.
No setor comercial/industrial, Santo Antônio da Platina precisa ser protagonista regional, até porque carrega o título de “Polo Comercial do Norte Pioneiro” e, na prática, não é o que se observa. O que se percebe é que os próprios empresários/comerciantes tem feito a sua parte com admiração. Mas, o poder público precisa agir, criar mecanismos para que a economia aqueça; para que frentes de trabalhos sejam expandidas.
2- SAÚDE
PS – Sendo bem taxativo. O Pronto Socorro terá uma reformulação no procedimento de atendimento. O formato atual é mais do que comprovado que não funciona. Os fatos demonstram isso, frequentemente são reclamações, pessoas revoltadas que ficam horas e mais horas esperando para serem atendidas pelo(a) médico(a) de plantão.
FARMÁCIA – São oito anos do atual governo que a Farmácia Municipal fecha no final da tarde e fecha para o almoço. Combatemos isso e no Plano de Governo mencionamos que VAMOS mudar esta realidade. É possível!
UBSs – Vamos trazer recursos para aumentar mais Unidades Básicas de Saúde e reestruturar as atuais para que ofereçam melhor condições para os servidores e melhor condições para os pacientes, seja na cidade como nos Distritos e Povoado.
LABORATÓRIO – Tem pessoas que passaram no concurso e não são chamadas porque o atual governo inchou a Prefeitura de comissionados. Isso refletiu no Laboratório que fecha para o almoço e ficou por semanas, aliás, está, sem um(a) profissional Bioquímico(a), com isso, deixou de prestar o serviço e terceirizou aumentando ainda mais os gastos do Município.
UPA – Temos um compromisso com o Ex-prefeito Pedro Claro que anseia por ver a Unidade de Pronto Atendimento funcionando. São quase 8 anos fechada e, semanas atrás depois de gravarmos um vídeo nas imediações da UPA falando de nosso objetivo que é ir atrás de uma solução em Brasília principalmente para que a UPA funcione adequadamente, o atual governo passou uma tinta nas paredes, limpou parcialmente a área e colocou um material de almoxarifado e levou alguns atendimentos da Saúde para lá inclusive afirmando que tem especialidade de Oncologia (tratamento de câncer) o que foi desmentido por uma respeitada servidora da Saúde.
CASAS – Município terá a Casa do Autista e a Casa Rosa onde as Mulheres terão agendamentos de exames mamografias, ultrassonografias de mamas, biópsias, acompanhamento das pacientes de tratamento de colo de útero e mama, apoio psicológicos, acolhimento a mulheres vítimas de violências sexual e doméstica, aconselhamento ao planejamento familiar, entre outras necessidades.
3 EDUCAÇÃO
Primeiro passo é sentar e conversar com a pessoa que será Secretário(a) da Educação para ter um raio-x mais preciso da realidade atual: número de alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino; número de crianças que estão na fila para ter vaga em Cmeis, para tanto, necessidade de construção de mais prédios para Cmeis.
Segundo passo é oferecer gratuitamente para os alunos da rede pública municipal kit escolar com uniformes e material de estudo (lápis, lápis de cor, mochila…). Livro didático compatível com a necessidade do Município, de qualidade.
Paralelamente, analisar a necessidade de mais prédio público escolar, climatizar todas as salas de aula; merenda escolar de qualidade; reformas e ampliações necessárias de Cmeis; capacitação para professores ser retomada e pelos menos duas vezes ao ano.
Automaticamente, trabalhar para adequar o piso salarial dos professores; aprovar o plano de carreira; retomar o Regime Diferenciado de Trabalho (DRT); tornar a Secretaria Municipal de Educação acessível, porque ficou por oito anos isolada dos professores, não havendo diálogo. Teremos profissionais técnicos em ação, mas tratando as pessoas com respeito, por isso nossa Coligação diz: Humanização, Transparência e Oportunidades.
4 CULTURA
Temos um espaço cultural que é Casa Platinense de Cultura no centro da Cidade. Um espaço amplo que pouco é utilizado. Ter pessoas técnicas, capacitadas é que nos referimos sempre por isso, vai saber elaborar bons projetos para coloca-los em prática mobilizando escolas, entidades em geral.
A Secretaria de Cultura terá autonomia para elaborar os projetos para conseguir recursos que existem nas esferas federal e estadual e terá todo o apoio necessário da gestão municipal.
Estará realizando atividades culturais: música, artesanato, dança, teatro, atraindo as profissionais da Casa do Artesão para serem parceiros em exposições e comercializarem seus produtos.
Aproveitar o espaço da bela Praça da Matriz para atividades culturais.
5 ESPORTE
1 – Ginásio de Esportes Henrique Schmidt ficou fechado por 8 anos. Vamos fazer acontecer diversas modalidades naquela praça esportiva. Santo Antônio da Platina não sediou nenhuma etapa de Jogos Escolares ao longo destes anos. Isso é inadmissível.
2 – Quadras esportivas pela cidade estão abandonadas. Vamos revitalizar e trabalhar para construir mais unidades pela cidade.
3 – Teremos uma pessoa qualificada para estar à frente da Secretaria de Esportes desvinculada da Educação. Terá o(a) Secretário(a) autonomia para elaborar bons projetos e, da mesma forma que em outra Secretaria, com projetos elaborados, buscar recursos nas esfera federal e estadual porque há recursos para bons projetos.
4 – Promover no Estádio Municipal José Eleutério da Silva competições de futebol de campo que envolva toda a cidade, zona rural e, possivelmente, atrair a região com competições regionais.
5 – Promover atividades esportivas diversificadas: além do futebol, futsal, voleibol, basquete, corrida de rua, atletismo. Até porque em Santo Antônio da Platina há ótimos corredores que levam o nome do Município por várias regiões e estado e precisam de apoio, incentivo, ter a prefeitura como parceria através da Secretaria Municipal de Esportes.
São algumas iniciativas entre outras do Plano de Governo
6- SEGURANÇA
Guarda Municipal
Implantação de Câmeras de Vigilância
TRÂNSITO – Municipalização e controle: será feita uma revisão da instalação da Zona Azul, que precisa da participação de profissionais especializados para um levantamento adequado da mobilidade, movimentação comercial.
Vamos estudar a viabilização da implantação da Guarda Municipal conforme o índice de impacto de despesas, bem como outras medidas que efetivamente ajudem a melhorar a segurança dos cidadãos.
DEFESA CIVIL – Vamos reestruturar a Defesa Civil de forma eficiente com estrutura bem definida e suficiente para atender a prevenção, projetos e eventuais demandas e ocorrências.
7 – LAZER E TURISMO
TURISMO – O Turismo e Cultura andarão juntos formalizando um calendário de eventos para que seja atrativo e que possamos atrair turistas da região ou do estado para nosso Município.
O turismo é um tipo de atividade que praticamente não é explorada em nosso Município.
Precisamos fomentar o turismo levantando possíveis áreas em que possam ser exploradas junto à natureza, como, por exemplo, voos de asa delta nos Morros ou áreas do Rio das Cinzas.
Outra atividade que pode ser explorada é o do Turismo Religioso, a exemplo do que ocorre na cidade de Bandeirantes em que o Santuário atrai milhares de romeiros todos os meses.
Ainda, podemos explorar o Turismo de Negócios, voltado para convenções e atividades de grandes empresas. É um ramo em que poucos recursos aplicados trazem grande benefício em empregos e renda.
LAZER – Ampliaremos a Biblioteca Cidadã (Digital);
Reativaremos a Estação Ferroviária da Platina com centro cultural;
- Feira Sabores;
- Espaço Fashion;
- Corrida Off-road;
8 – EMPREGO
O Prefeito Municipal e o Secretariado devem procurar as empresas e investidores e não ficar passivamente esperando que as empresas venham. O planejamento e atitude são tudo para atrair novas empresas e, principalmente, incentivar e apoiar as empresas locais.
Não podemos ficar observando um município do tamanho do nosso ter uma pequena diretoria de indústria e comércio, relegada a 3º plano, sem qualquer estrutura para atrair empresas de uma e outra natureza, enquanto cidades vizinhas de menor porte estão trabalhando com estruturas muito mais eficientes de atração de empresas. Assim, como primeira medida de política de atração de empresas é valorizar a Indústria e Comércio, com a criação de uma Secretaria e estrutura condizente com os trabalhos a serem realizados e a nomeação do secretário como pessoa preparada para falar a linguagem dos empresários, alguém do meio que possa realmente contribuir para a atração de empresas.
Aptidões – Efetuar estudos através de profissionais de mercado para verificarmos, tecnicamente, quais seriam as aptidões de indústrias, serviços, comércio, logística, inovação e outras atividades econômicas em nosso Município, e quais seriam os possíveis atrativos que podemos oferecer aos empresários.
Programa de compras públicas locais – Investir sempre no Comércio e prestação de serviços locais e para fomentá-los, criar o Programa Compras Públicas Local, que já existe em outros municípios, para que as compras municipais sejam realizadas o máximo possível com empresas locais.
CONSTRUÇÃO CIVIL – Revisar a legislação e os procedimentos administrativos e a infraestrutura funcional da Prefeitura de modo a propiciar que a obtenção de licenças para construção de imóveis, cujos investidores reclamam da morosidade, analisadas no prazo máximo de 15 dias.
Serão implantados:
Porto Seco
Plano de Incentivo à produção
Programa para agregar renda aos produtores
Criação de Programa de Melhoria de Qualidade Genética
Programa para industrialização da produção de pequeno produtore
Vamos Implementar o “porteira adentro”
9 – MEIO AMBIENTE
Neste importante setor vamos trabalhar com muito comprometimento para melhorar as condições do: Aterro Sanitário
Implantar um importante e necessário: Plano Municipal de Arborização; Arborização total do Morro do Bim; Recuperação do Morro do Sabão; Conservação de minas e nascentes.
Um trabalho que exigirá muito esforço e vai acontecer é implantar o Projeto para resolver as enchentes.
Também a implantação de Energia Solar Fotovoltaica.