Redação com informações/Divulgação
Evento contou com a presença de diversas autoridades
Foi instalado ontem, 16 de maio, o primeiro cursos superior em Santo Antônio da Platina ofertado pela Universidade Estadual do norte do Paraná (UENP) em parceria com a prefeitura municipal. A solenidade foi realizada no Centro de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação (CDTI) onde será realizado o curso de Tecnologia em Fruticultura.
A primeira turma será aberta já neste segundo semestre com 25 vagas iniciais. O curso será vinculado ao Centro Ciências Agrárias do Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes, na modalidade presencial.
A solenidade de inauguração contou com a presença do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, que destacou a importância da instalação de cursos superiores no interior do Estado. “Temos apoiado as nossa universidades para contribuir com cursos no interior, ofertando em cada vez mais municípios a oportunidade do ensino superior, principalmente na modalidade de tecnólogos” declarou.
O prefeito José da Silva coelho Neto, o professor Zezão, enfatizou que a vinda de um pólo da UENP no município vem de uma trajetória de cinco anos de planejamento. “Hoje é o dia da realização de um sonho e de agradecimento a todos os que trabalharam para chegarmos a essa inauguração hoje. A instalação de um curso superior através de uma universidade gratuita é o que completa o desenvolvimento da carreira de muitos jovens platinenses. “Meu muito obrigado a todos os envolvidos”.
O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli espanou como o curso de fruticultura irá contribuir para a região. “Este vestibular será diferenciado pois os alunos acredito que já serão envolvidos com as atividades ofertadas pelo curso. A fruticultura é a categoria mais geradora de empregos no nosso país, uma potência inesgotável e para nós é muito importante agregar conhecimento técnico e científico com este curso implantado em Santo Antônio da Platina”, explicou.
A solenidade contou também com outras autoridades como o reitor da UENP, Fábio Antônio Néia Martini, o vice-reitor Ricardo Aparecido Campos, equipe do IDR-Paraná, secretários municipais e chefes de demais órgãos estaduais.