Texto: Aline Damásio com informações da AEN/PR |
Aumento de casos na região e epidemia declarada pelo Estado cria alerta para evitar proliferação da dengue no município
A prefeitura municipal de Santo Antônio da Platina através da Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio da Platina realizou ontem, 19, uma reunião com representantes de diversos setores da administração para intensificar a campanha de combate à dengue na cidade.
Com o aumento significativo de casos registrados em municípios vizinhos e a declaração de epidemia pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o município dará início a uma campanha intensiva de orientação sobre os sintomas da dengue e também o reforço nas medidas preventivas de proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença.
De acordo com o último boletim da dengue divulgado pela Sesa, Santo Antônio da Platina registra hoje apenas 01 caso positivo de dengue. Na 19º Regional de Saúde que corresponde a 22 municípios da região são 66 casos positivos da doença. Lideram o número de casos os municípios de Jacarezinho (19 casos), seguido de Cambará (15 casos) e Santana do Itararé (14 casos).
“Nossa atenção está voltada ao índice de infestação do mosquito da dengue, que apesar de ainda estar num nível aceitável, nos alerta para um aumento significativo nas próximas semanas devido às condições climáticas favoráveis para o aumento das larvas em possíveis criadouros. ”, informou a enfermeira Beatriz Nogueira Reis, que é responsável pelo setor de Educação Continuada da Secretaria Municipal de Saúde.
Atualmente o índice de infestação do mosquito em Santo Antônio da Platina é de 0,8% sendo que o aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de até 1%. Em municípios vizinhos como Siqueira Campos, por exemplo, este índice já ultrapassou os 9,9%, seguido de Jacarezinho com 5,1% de infestação.
Dentre as ações já previstas para prevenção da doença no nosso município, estão as ações de conscientização nas escolas, campanhas de recolhimento de lixo e limpeza de terrenos públicos e autuação de terrenos particulares, além do mapeamento por bairros por índice de infestação.
Epidemia no Paraná
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) declarou nesta terça-feira (19) situação de epidemia de dengue no Paraná devido ao aumento do número de casos. De agosto de 2021 até o momento, o Estado contabiliza mais de 80 mil notificações e cinco mortes pela doença. O boletim divulgado ontem registra 14.964 novas notificações em relação à semana anterior.
De acordo com a Sesa, os números do boletim semanal da dengue mostram que os casos prováveis e confirmados estão acima do esperado para o período epidemiológico – por isso a configuração de um cenário epidêmico.
São 80.004 casos notificados, 14.964 a mais em relação à semana anterior. Os dados são do 34º Informe Epidemiológico, do atual período sazonal da doença, que iniciou em 1º de agosto e segue até julho de 2022.