Torre de transmissão de Furnas cai no Paraná; Aneel diz que ‘há indícios de vandalismo’

Redação com informações de Gilvana Giombelli e Fabiula Wurmeister / G1 Foz do Igauçu

Uma torre de transmissão do sistema de Furnas instalada em Medianeira, no oeste do Paraná, caiu na madrugada de segunda-feira (9), segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Em relatório de Acompanhamento da Situação do Sistema Elétrico Brasileiro onde constam as informações sobre a queda, a Aneel cita que “há indícios de vandalismo” na queda da torre já que “não foram identificadas condições climáticas adversas que possam ter causado queda de torres”.

Agentes da Polícia Federal foram ao local apurar as circunstâncias da queda da estrutura.

Conforme a agência, após a queda e inspeção no local foram encontrados danos em outras três torres próximas. As estruturas são responsáveis por transmitir a energia gerada por Itaipu para o Sistema Interligado Nacional.

Segundo a Aneel, não houve interrupção do fornecimento de energia. Em nota, a Itaipu também informou que não houve problemas na geração de energia e que a produção segue normal.

Itaipu produz atualmente 8,4% de toda a energia consumida no Brasil. Em 1997, a usina era responsável por 25% da energia consumida no país.


Uma outra torre foi derrubada em Rondônia, No relatório de acompanhamento da situação do sistema elétrico brasileiro, a empresa Evolts, que atua no estado, informou que há indícios de sabotagem, sendo cortados dois estais – cabos de sustentação. Um agente confirmou que houve queda de outra torre, com indícios de vandalismo.

O Ministério de Minas e Energia informou que acompanha, com os setores de energia elétrica, mineração e combustíveis, os eventos com indícios de vandalismo. Que um grupo de trabalho segue monitorando e fornecendo informações necessárias às decisões que assegurem o suprimento energético. E que foram acionados os órgãos de segurança federais e estaduais para apurar e prevenir novos atos.

Compartilhe
plugins premium WordPress