
Redação com informações da Assessoria/Fotos: Vinicius Corsini/Divulgação
Força-tarefa entre secretarias e departamentos, em curto espaço de tempo, recuperou um imóvel desativado do Estado para a área de Saúde
Na manhã desta sexta-feira, dia 7, foi inaugurada a Unidade Sentinela de Combate à Dengue, localizada à Rua Marechal Deodoro da Fonseca, nº 217, no centro da Cidade, imóvel do Estado que estava desativado, entre o prédio do Ministério Público e o Corpo de Bombeiros. Na abertura do ato a Pastora Hedi Regina de Moraes, da Igreja Metodista fez a leitura do Salmo 23 e o Diácono Jonas Rafael, da Igreja Católica, abençoou o prédio e os presentes.
A solenidade de abertura oficial se deu com a presença do Prefeito Gil Martins, da primeira dama Fátima Izak, com a presença dos Vereadores Cláudio Domingues (Cação), Edson Muniz Gonçalves (Buchecha), Eliane Alves Siqueira, Fabinho Henrique da Silva Galdino (Fabinho), Karla Batista Ribeiro (Karla Saúde) e Marcelino Galvão de França (Marcelino Maquinista). Abriu a programação o Secretário Municipal de Gestão, Tobias de Almeida Gostiche.
Regional
Dentro da composição da 19ª Regional de Saúde, com sede em Jacarezinho, e que atende 22 Municípios do Norte Pioneiro, Santo Antônio da Platina é o primeiro a tomar iniciativa de abrir uma Sentinela de Combate à Dengue, ato que tende a incentivar outras municipalidades a adotarem medidas semelhantes para ajudar as pessoas a enfrentarem os sintomas de dengue caso sejam picadas pelo mosquito aedes aegypti. Na ocasião, prestigiou a solenidade, o Chefe da 19ª Regional, João Lucas Thabet Venturine que destacou: “vejo aqui uma importante capacidade de conexão e parabenizo o prefeito por isso. E o que depender da 19ª Regional, estamos à disposição do Município”.
A Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Tânia Canto Bardal, informou que a Unidade Sentinela “a partir desta inauguração já está oferecendo o atendimento humanizado e competente. Aqui temos a assistência de enfermagem, laboratorial e médico. Se for necessário, o paciente poderá passar pela hidratação venosa, que é indicada em casos mais graves quando o médico considera que a hidratação oral não é suficiente, evitando que o(a) paciente precise se deslocar em busca de atendimento”.
Parcerias
Tânia ainda acrescentou que “além dos atendimentos já citados, teremos um serviço diário de acompanhamento da evolução clínica do paciente e, se necessário, faremos o agendamento médico deste paciente para uma nova avaliação e conduta”. E finalizou: “Temos um veículo a disposição para o remanejamento de emergência quando for preciso e trabalhamos em parceria com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Pronto Socorro (PS), o Hospital Nossa Senhora da Saúde e o Hospital Regional do Norte Pioneiro e agradeço ao Prefeito Gil Martins por prontamente acolher a nossa proposta e nos apoiar, afinal, as questões de saúde têm sido a sua prioridade”.
Tanto Tânia como a Secretária Municipal de Saúde, Adriana Cristina Mendes de Almeida e o Prefeito Gil, fizeram um agradecimento especial ao Gerente Regional do Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR-PR – ex-Emater), Maurício Castro Alves, que colocou à disposição da Prefeitura o imóvel para que fosse instalada a Unidade Sentinela, sem custo para a administração.
O imóvel em referência estava desativado há alguns anos e em condições bem instáveis, para tanto as Secretarias de Saúde, Planejamento, Obras, Patrimônio, em conjunto, fizeram um trabalho rápido e integrado para que a Unidade Sentinela fosse uma realidade.
Maurício do IDR-PR, unidade de Santo Antônio da Platina, disse que “era um prédio desativado a um bom tempo e está agora a serviço da sociedade por meio de um trabalho de agilidade da gestão”.
Em nome do Legislativo, a Vereadora Karla Saúde, que é servidora pública do Município como Agente Comunitária de Saúde, ao fazer uso da palavra, ressaltou que “os pacientes em anos anteriores pediam socorro para a Saúde e não tínhamos onde mandar; hoje, vivemos uma nova realidade e parabéns ao Prefeito por incentivar toda esta estrutura”.
Reconhecimento
O Prefeito Gil Martins agradeceu a presença e apoio da 19ª Regional de Saúde, através do chefe João Lucas que tem sido parceiro em várias iniciativas da gestão, também aos médicos que atendem nas UBSs, no PS, apoio dos Vereadores, enfim, “estamos presenciando mais um resultado prático, é uma conexão entre Secretarias, Legislativo e Executivo, um fator positivo que resolve um abismo que existia”. E continuou: “Quero render aqui o meu reconhecimento pelo trabalho dos Agentes de Endemias que debaixo de forte Sol, dia a dia, estão fazendo um belo trabalho deixando os materiais nas residências para coleta de lixo, material para armadilha ao mosquito, orientando, conscientizando, enfim, com o apoio do trabalho de limpeza que começou lá atrás com as Secretarias de Obras e Meio Ambiente, hoje estamos numa situação controlada e todos vocês têm um papel importante nisso. Vocês agentes salvam vidas, atuam com paixão, porque suas atividades são dom de Deus”.
6ª UBS
Gil ainda agradeceu ao Maurício do IDR-PR por disponibilizar o prédio para a Sentinela e destacou que “este espaço poderá em breve ser uma Unidade Básica de Saúde (UBS) tanto que a Secretária Adriana já nos informou que conseguimos mais uma UBS para o Município, ou seja, são seis (6) conquistadas em pouco mais de 60 dias de gestão. Isso comprova o nosso compromisso de tornar Santo Antônio da Platina referência em Saúde na Região”.
Valorização
Em nome dos 34 Agentes de Endemias, o Servidor há 21 anos na Prefeitura, Odair Aparecido da Silva disse: “parabenizo o prefeito por se interessar em conhecer a nossa realidade de Agentes, as nossas dificuldades diárias, trata todos igualmente, com humildade, compreendendo nosso trabalho”. Cristiane Aparecida dos Reis, que é Coordenadora do Setor de Combate a Endemias também foi parabenizada pelo Prefeito pelo trabalho à frente desta área.
Diagnóstico da Dengue
O Serviço de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde forneceu na tarde desta sexta-feira, os seguintes dados oficiais da Dengue no Município. Foram 316 pessoas notificadas, sendo apenas 18 casos confirmados como positivos. 84 registros estão descartados e 214 em investigação, ou seja, aguardando resultados laboratoriais e nenhum óbito registrado.
Presentes
Além dos profissionais e autoridades mencionados e servidores, também prestigiaram a inauguração da Unidade Sentinela de Combate à Dengue, o Assessor Jurídico do Deputado Estadual Evandro Araújo, advogado Jéfoni Nogari e sua esposa advogada Letícia Romão Gomes; o assessor parlamentar Wagner Messias, que representou o Deputado Estadual Tercílio Turini; Secretários e Diretores e vários profissionais da área de Saúde.





