Vacinação contra a Influenza começa em todo Estado do Paraná

Redação / Com informações do SESA

      Começou nesta segunda-feira dia 23, a vacinação contra a gripe em todo o Estado do Paraná. Além das 1.800 salas de vacinas distribuídas nos 399 municípios, a Secretaria Estadual da Saúde recomendou, antecipadamente, aos municípios que neste ano adotem estratégias de vacinação diferenciada, chamada de extramuros, e que significa a instalação de pontos de vacinação fora das Unidades de Saúde.
      “Estamos seguindo as orientações do Ministério da Saúde e considerando o atual cenário epidemiológico do coronavírus. Solicitamos aos municípios para ampliarem os locais de vacinação, com o objetivo de evitar grandes aglomerações de pessoas nos postos de saúde”, informa o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto. “Tomamos esta medida em parceira com a Associação dos Municípios do Paraná”, salientou. 
      A Sesa enviou esta recomendação às 22 Regionais de Saúde para que apoiem os municípios nestas ações de ampliação. “Entre os possíveis espaços que podem ser utilizados nesta campanha, indicamos a utilização da estrutura física de escolas ou faculdades, que neste momento estão sem aulas; indicamos ainda parcerias com empresas, comércio, instituições como SENAI, SESI, Sesc, Senac, Rotary e Conselhos Profissionais”, explica a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.
      “Recomendamos ainda a vacinação em domicílio para os idosos, de acordo com a capacidade operativa do serviço municipal de saúde”, complementa a diretora.

Confira as etapas:
      Em Santo Antônio da Platina, a vacinação segue com a equipe indo de casa em casa e de bairro em bairro atendendo os idosos acima de 60 anos. Assim evitando possíveis aglomerações, na segunda, dia 23, foram aplicadas mais de 600 doses no município.
Compartilhe
plugins premium WordPress